Adoce com saúde !

31 de março de 2015

Como adoçar seus alimentos? Existem alternativas para não abusar das calorias sem prejudicar a saúde, mas o melhor é adaptar o paladar com alimentos menos doce. Acredite, quanto menos adoçar a comida ou suco por exemplo, menos seu corpo sentirá vontade do açúcar,  seja ele qual for. É comprovado que o consumo excessivo de açúcar é prejudicial a saúde. No entanto, o uso de adoçantes em excesso também não é o indicado. Não esqueça, que os produtos light e diet também contém adoçantes em sua composição. Na hora de contabilizar a quantidade de adoçante utilizada no dia, não lembre somente do alimentos que você adoçou. Evite adoçar os sucos de frutas naturais, sinta o sabor doce da fruta. A adaptação para o paladar menos doce é o primeiro passo para evitar que toda preparação seja adoçada.

tipos-de-acucar-2-173775630

açúcar cristal e o refinado são os mais populares no mercado, porém apresentam um alto índice glicêmico e menos nutrientes, devido às etapas de processo industrial. O açúcar orgânico é cultivado sem fertilizantes químicos. As características nutricionais são mantidas, apresentando uma maior quantidade de vitaminas e minerais. Mas não esquecendo que possui índice glicêmico de médio a alto. Cuidado com quantidades. O açúcar light é uma mistura do açúcar (sacarose) com adoçantes (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por este motivo, não apresenta o gosto residual dos adoçantes em geral. Seu valor calórico não é tão baixo em comparação ao dos adoçantes. Costuma-se dizer que o açúcar light é um intermediário entre o açúcar refinado e o adoçante. O seu consumo é contra indicado para indivíduos diabéticos. A famosa frutose é o próprio açúcar presente nas frutas, com poder de adoçar bem maior do que a sacarose. Já o açúcar mascavo não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo suas características nutricionais. Existe ainda o demerara, bastante semelhante ao açúcar mascavo. A única diferença é que ele não altera o sabor dos alimentos.

O xilitol é um adoçante de  fonte natural que possui o mesmo poder adoçante do  açúcar com quase metade das calorias. Por exemplo, se para uma receita usa 1 xícara de açúcar,  substituindo para o xilitol, também usaria 1 xícara. Pode ser utilizado tanto na culinária como no dia-a-dia. Não provoca cáries e possui baixo índice glicêmico, por isso é lentamente absorvido e metabolizado pelo organismo, não dando pico de açúcar no sangue e insulina. É indicado para diabéticos, autistas, crianças, idosos, ou que precisam diminuir ou retirar o consumo de açúcar de sua dieta. É encontrado naturalmente em muitas frutas, como ameixas, morangos e framboesas e vegetais. O corpo humano também produz cerca de 5 a 15g de Xilitol/dia durante o metabolismo natural de carboidratos. E existe em estudo o eritritol, da mesma família do Sorbitol e Xilitol,  os poliálcoois! Porém o eritritol,  além de não dar pico de açúcar no sangue, possui baixa caloria  (o,24 kcal/g).

adocante1

Os adoçantes, embora pareçam iguais, têm características diferentes: os adoçantes artificiais são indicados para diabéticos e os naturais para indivíduos em geral. Os naturais são compostos por frutose, glicose, sacarose, stévia, etc. Os artificiais são comumente conhecidos como edulcorantes. Apesar de não terem calorias, os adoçantes artificiais apresentam diversos aditivos químicos, como aspartame e sacarina, alguns deles comprovadamente prejudiciais à saúde a longo prazo. Estudos apontam que o excesso destas substâncias pode causar alterações genéticas e alguns tipos de câncer. Se for optar pelo uso de adoçantes, prefira os naturais como stévia e sucralose. Os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem indiana. Essa opção figura entre as mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa qualquer alteração na glicemia. Ela adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta.  Já a base de sucralose,  é extraído da cana-de-açúcar e mais parecido com a versão branca e refinada. Seu poder adoçante é 600 vezes maior. As alterações nas moléculas da sacarose formam a sucralose que, embora adoce, não pode ser metabolizada e nem absorvida pelo organismo. Se a sua taxa de glicose está dentro da faixa de normalidade, prefira os açúcares light (evitando os que contém ciclamato ou sacarina), orgânico ou mascavo.

Existem ainda outras opções para adoçar as preparações de forma saudável, como:

*Açúcar de coco – O processo de extração é feito a partir das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se em um caramelo espesso. Após isso, o produto é triturado em pequenos cristais, resultando em um açúcar mais grosso e com aspecto amarronzado. Tem baixo índice glicêmico e rico em vitaminas e minerais.

acucardecoco

*Xarope de agave – natural, de baixo índice glicêmico, rico em vitaminas e minerais e com ótimo poder adoçante.

xaropeagave

*Mel – natural e com boa fonte de vitaminas e minerais, que deve ser orgânico e utilizado puro.

mel

Para finalizar, a tâmara também é muito  utilizada para adoçar sucos, bolos, cremes e mousses. Naturalmente doce, é batido nessas receitas. Sempre alterne as formas de adoçar os alimentos e use com moderação. Melhore seu paladar,  e diminua o consumo de adoçantes e açúcares!

tâmaras

E aí, prontos para escolher qual o melhor tipo para você. Qualquer dúvida, só deixar seu comentário aqui no post.

A maioria desses produtos você encontra em grandes supermercados e casas de produtos naturais. Boa escolha :)

Beijocas,

Thaíssa e Bárbara.

barbaramartins_assinatura

10

  1. Nada disse:

    Muito bom, amei o artigo! Eu amo o tâmara, durante o Ramadan (mês religioso pelos muçulmanos, não comemos durante todo os dias) a primeira coisa que comemos é tâmara por sua contribuição nutritiva. É muito bom também.
    Boa semana Thaíssa, beijos

  2. Layres disse:

    Eita que eu n sabia dessa variedade toda de açúcar n. Vou ve se acho o açúcar de coco.
    Tô vendo ali em cima que a minha irmã veio comentar por aqui. Achei legal que ela seguiu minha dica de vir ler o post rsrs.

    Bjos Tha!!! :)