Entrando na linha!

10 de junho de 2015

post1

Muitas pessoas procuram os profissionais de Nutrição dizendo que comem pouco, e mesmo assim não conseguem emagrecer ou até mesmo engordam. Talvez esse “pouco” não esteja baseado nas escolhas ideais e saudáveis ou ficando muitas horas sem comer. A realidade é que a maioria dessas pessoas se alimentam errado e passam fome de comida real. Isso mesmo, comida de verdade, rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, fibras, antioxidantes e outros compostos que ajudam acelerar o metabolismo. Escolhem comidas práticas, processadas, industrializadas, ricas em sódio e química. A comida industrializada torna o Ph sangüíneo ácido, gerando lentidão no organismo e retenção hídrica. Já os alimentos que chamo de “limpos” (frutas, legumes, verduras,  oleaginosas,  arroz, feijão, entre outros) tornam o Ph sangüíneo básico,  agindo como detox.

O que você, possivelmente, está  fazendo de errado?

1) Você não está consumindo VITAMINAS E MINERAIS? Ou optando por comidas processadas no almoço,  barras de cereais ao invés da fruta nos lanches? Monte seu dia bem colorido, com variedade de legumes, verduras e frutas. Quanto mais colorida suas refeições, mais vitaminas, sais monerais e fibras no seu dia a dia! Estudos mostram que as pessoas com síndrome metabólica – associada à obesidade – têm níveis significativamente mais baixos de vitaminas C, E e A. Os níveis de Vitamina D são um bom indicador para a obesidade: quanto menor o nível de vitamina D mais provável é a obesidade. Prencha seu dia com alimentos vindo da terra e não os vindo de muito tempo na prateleira de mercado.  Quanto maior o tempo de durabilidade do produto no mercado,  mais rico em química ele possui. E quanto mais química nos alimentos, mais prejuízo na digestao e mais lento o organismo fica. .

2) Você está  bebendo ÁGUA SUFICIENTE? Deixar de beber água também pode aumentar a obesidade. Nosso corpo precisa de água para metabolizar o alimento. Se você beber pouca água o seu metabolismo irá diminuir e você ganhará quilos extra ao invés de queimá-los. Consumo de agua: 30 ml x peso. Exemplo : 30 ml x 50kg = 1500ml

post3Não deixem de se hidratar. No frio, tendemos a beber pouca água.

3) Você não está consumindo GORDURAS BOAS? Coloque na sua rotina as oleaginosas  (castanha de caju, castanha do Pará, amêndoa,  avelã. .), azeite extra virgem, abacate. São ótimas fontes de gordura boa e essenciais para manter os níveis de colesterol adequado para produção de hormônios. A gordura também ajuda a diminuir índice glicêmico dos carboidratos. Portanto, uma excelente dica de lanche saudável leve seria uma fruta + mix de oleaginosas.

DICA: você pode separar as suas oleaginosas da semana em sacos de sacolé (geladinho). Assim fica mais prático de levar na medida para o lanche.

4) Você não está ingerindo ANTIOXIDANTES? Os baixos níveis de antioxidantes no sangue estão associados com a SÍNDROME METABÓLICA – obesidade. Estudos referem que comer mais alimentos de origem vegetal, ricos em FITOQUÍMICOS, parece prevenir o estresse oxidativo no corpo, um processo associado com a obesidade. .

5) Você não está comendo FIBRAS? As fibras alimentares do tipo solúveis são muito importantes no tratamento da obesidade. Sua principal ação é formar géis no estômago, formando bolos alimentares mais viscosos que influenciam nas respostas nervosas dizendo ao organismo que está saciado. Além de diminuir o índice glicêmico dos carboidratos e diminuir absorção de gorduras e açúcares.

IMPORTANTE: reduza a exposição aos alimentos geneticamente modificados e produtos químicos tóxicos, já que ambos contribuem para obesidade.

Procure um nutricionista e adeque sua alimentação com sua rotina.

É isso, vamos cuidar do nosso maior bem: nossa saúde.

Beijocas,

Bárbara Martins.

barbaramartins_assinatura

9

  1. Karolina Monteiro disse:

    Muito bom esse post, meninas!
    Eu procurei um nutricionista esportivo e comecei a três semanas um dieta feita por ele pra aumentar meu peso com massa magra e ao mesmo tempo mudar meus hábitos e de fato, mesmo eu tendo um biotipo magro desde sempre, hoje me sinto bem melhor com a inclusao de alguns alimentos que eu não costumava ingerir. Meu lanche da yardepor ex, é esse mix de oleaginosas e duas frutas. Me sinto saciada até a hora da próxima refeição com certeza. E olhe que faz pouco tempo que comecei… Ah, e é importante mesmo não pular as refeições. Isso pra mim foi a pior parte porque muitas vezes eu esquecia.

    Valeu meninas, as dicas sempre nos ajudam muito, tenham certeza! Beijos