Benefícios do Pilates

17 de março de 2015

pilates1
O Pilates trabalha a musculatura de dentro para fora, o que significa que os músculos mais internos serão trabalhados e o corpo estará mais forte e manterá este tônus por mais tempo. A maioria dos exercícios é feita na horizontal (deitado), seja no aparelho ou em solo.

Existem duas modalidades, ambas com mesmo objetivo: enfatizar a respiração profunda e adequada, o alinhamento da coluna e a concentração para um movimento suave. São elas:

Pilates com aparelhos: a estrutura básica dos aparelhos de pilates é composta por molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer – carregando parte do peso que você deveria estar puxando e dando um impulso ao movimento – ou aumentar, servindo como uma resistência – assim, é preciso “aumentar o tamanho da mola”. A escolha de como usar essas molas depende dos seus objetivos, dá para facilitar ou dificultar.

Pilates de solo: o pilates solo não oferece essa opção, portanto, pode ser considerado um exercício que exige maior esforço do praticante.

pilatessolo_bola
É um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas, articulares, hérnia de disco ou graves desvios posturais, também contribui muito para o alívio das dores musculares devido a um estilo de vida sedentário, pois propcia rigidez e tônus ​​muscular. Pode ser praticado por qualquer pessoa, adolescentes, idosos, gestantes, obesos, homens ou mulheres, sedentários ou atletas.

Diversos exercícios de pilates aumentam a flexibilidade da parte posterior do seu corpo, a área que causa a maioria dos problemas para todos nós, bem como a sua flexibilidade em geral. Sendo mais flexíveis teremos menos lesões, menos dores relacionadas com os músculos tensos e um melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física.

pilates3

É uma técnica de interação mente e corpo que promove a saúde do seu corpo, bem como a saúde da mente e do equilíbrio interior.

Melhora sua vida sexual por que exercita os músculos pélvicos.

Fortalece o seu core (músculos responsáveis pela sustentação do seu corpo). Os exercícios focam a ativação do core {centro de força}, como ponto de partida para todos os movimentos, o que garante abdominais e costas fortes,

Promove melhor consciência corporal, o que melhora a maneira de sentar, andar e se locomover.

Os exercícios de pilates não isolam cada um dos seus grupos musculares para serem executados, ao invés disso, exercita o seu corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios. Você em sintonia com seu corpo.

Várias famosas são adeptas do pilates como a musa Izabel Goulart, Ísis Valverde, Paloma Bernardi e Luíza Brunet.

pilates_famosas

E aí, se identificou com a atividade?

Quem pratica? Conte sua experiência para nós.

Beijos,

Fernanda Manhães.

fernandamanhaes_assinaturapost

 

22

  1. Pauline Gurgel disse:

    Eu vou fazer gravidinha!! 😀
    Ótimo exercício para musculatura e alongamentos!!
    Só aguardando o tempo correto!! 😉
    Bjssssss

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Ah que linda amiga, é ótimo! Vc precisa mesmo fortalecer coluna, tudo! Boaaaaa!!!!! Bjs, Tha

  2. Raquel Pereira disse:

    Eu tenho um problema na coluna sério. Sinto dores absurdas na cabeça devido a cervical. Antes de descobrir fiquei internada no Cti devido a várias suspeitas. Já se passaram dois anos e desde então não pratico atividades física. Sou técnica de enfermagem e preciso fortalecer meus músculos. O pilates seria bom pra mim?

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      O pilates é bom trabalha exatamente com isso. Fortalecimento muscular, postura porém como você tem um problema, precisa ser bem orientada por um bom profissional, para saber os exercícios que você fazer. Mas acredito que seja uma boa atividade sim! Beijos, Tha.

  3. Lídia Rosa disse:

    De todos os exercícios que pratiquei na minha vida, o pilates foi o que mais gostei, na verdade gosto dele e da natação na mesma proporção, são exercícios que não geram impacto e o risco de lesão é mínima, e como eu tenho Condropatia patelar nos dois joelhos, por um longo período eu fiz pilates e natação, e eu tinha uns pernão, deu até saudades. Pretendo retomar essa rotina saudável um dia, e que esse dia não seja muito distante. Bjkas

  4. Karolina Monteiro disse:

    Uau, me identifiquei super! O legal é que trabalha o corpo e a mente, dando um equilíbrio geral né? E n deve ser chato como musculação (não tenho paciência mais, rs). E o corpo fica bem definido, sem aquele exagero que vejo por ai, alem de uma postura maravilhosa! Adorei mesmo!

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Olha, eu vou te dizer, depois que comecei a trabalhar com a fernanda, eu mudei minha visão quanto a musculação. Odiava grau manter, além de não gostar dos resultados: me sentia inchada. Comecei a fazer musculação em movimento, intercalando com exercícios funcionais. Meu descanso é fazendo abdominal ou algum funcional e os resultados são muito bons. Comecei a definir mais, sequei. Reveja sua série!!!! Porque faz uma diferença muito grande. Bjs, Tha.

  5. Eloiza Amorim disse:

    Pratico pilates á 3 anos. Comecei pelo fato de ter problema na coluna. Confesso que no começo eu era bem preguiçosa, mas hoje em dia não tenho isso mas na minha vida. Não dispenso ir ao pilates. Tudo na sua vida melhora quando se pratica exercícios, ainda mas se for o pilates. Ele trabalha com o seu corpo todo. Você se sente mas disposta, com a mente mas tranquila e com o corpo definido, além de que também é um tratamento ótimo para problemas de coluna, digo isto por experiencia própria. Bjssss !

  6. Nide disse:

    Muito interessante o assunto. Mas meu problema so essas dores. Quando sofri uma crise de lombalgia, o mdico me falou desse colcho magntico . Quem daqui j ouviu falar? Disseram que diminui at insonia.