Hora do Detox

09 de janeiro de 2015

detox1

Janeiro chegou e com ele o desespero para compensar os excessos do final do ano com tantas confraternizações. Fora o carnaval que está muito próximo. Com isso, muita gente recorre às chamadas dietas “detox”, para perder peso rapidamente. Porém, o objetivo da detox tradicional/funcional é a transformação de toxinas (agrotóxicos, conservantes, excesso de medicamentos e poluição do ar) em substâncias hidrossolúveis (que se dissolvem na água) para serem eliminadas por meio da urina, bile, suor e fezes.  Esse processo de detoxificação é necessário para que essas substâncias não se acumulem no organismo e promovam efeitos prejudiciais à saúde. Ocorre em todas as células, principalmente no fígado e no intestino.Os benefícios são melhora da digestão, circulação, diminuir retenção de líquido, redução na compulsão por certos alimentos, principalmente doces. E consiste em eliminar alimentos que contenha lactose, glúten, gordura, açúcar, proteína animal e industrializados. Pode ser compostas de sucos e chás capazes de eliminar as toxinas e limpar o organismo.  Porém precisam ser orientadas por nutricionistas para que não haja nenhuma intercorrência. Por pouco tempo, essas restrições não fazem mal à saúde. A dica é investir de 3 a 7 dias de desintoxicação. Mais do que isso, pode causar alguns prejuízos no organismo, como fraqueza, perda de massa muscular. Falando nisso, cuidado aos praticantes de atividade física intensa. Não recomendo, devido ao baixo consumo calórico e de carboidrato.

detox4

Os principais alimentos para introdução da detoxificação são as brássicas (brócolis,  couve flor, couve de Bruxelas,  repolho,  nabo), alho, temperos de ervas (açafrão,  curry, alho, salsinha,  salsao, paprica,  gengibre), sucos com frutas detoxificantes  como abacaxi,  melão,  lima da Pérsia,  melão, melancia,  chás como cavalinha,  salsaparrilha,  hortelã,  hibiscos e Biomassa de banana verde. Apesar do objetivo principal não ser emagrecimento, ocorre perda de peso naturalmente devido a restrição calórica e de alguns alimentos. Porém as refeições são bem fracionadas, geralmente com intervalos de duas horas, não causando extremo desconforto. Após esse período, o nutricionista irá reintroduzir gradualmente os alimentos que foram retirados para que a pessoa tenha um resultado satisfatório. Agora, não é certo essa correria com “dietas de emergência”, não adianta fazer dieta detox por uma semana, se não mudar seus hábitos alimentares no resto do ano. Achar que a dieta detox irá fazer milagre,  depois de anos se alimentando errado, é impossível. Muitas pessoas que fazem dietas de desintoxicação afirmam “desinchar”. Isso mesmo, há  uma perda natural de líquido inicialmente. Isso porque com uma alimentação errada, rica em industrializados, sódio,  gordices, além do acúmulo de gordura, ocorre retenção hídrica (desequilíbrio de sódio e potássio). Com a detox, o organismo equilibra esses íons. Mas para que isso ocorra, não precisa ser escrava da dieta de desintoxicação,e sim evitar industrializados,  embutidos e aumentar o consumo dos alimentos que vem da terra, como fruta, legumes e verduras.

Aproveite que o ano está começando para repensar seus hábitos alimentares. Viva na alimentação saudável! Aprenda a fazer escolhas saudáveis. Viva Melhor! Viva com saúde!

Beijocas,

Thaíssa & Bárbara.

barbaramartins_assinatura

7

  1. Layres disse:

    Por causa da ampla divulgação que tem na internet vejo muita gente fazendo detox por conta própria, sem consultar uma nutri, sem saber se aquele detox é realmente ideial para a pessoa pq cada caso é um caso. Acho interessante o post porque vcs trazem alguns alertas que muitas vezes as pessoas n sabem.

    Bjos Tha!!!! 🙂

  2. Laise Carmo de Oliveira disse:

    Muito legal divulgar que o certo é procurar uma nutri, porque a galera fica fazendo por conta própria! Valeu Thatá (já sou íntima) risos!

  3. Larissa Toane disse:

    thaissa meu irmão mas novo não come nem um tipo de fruta, verduras e legumes , mim preocupe com isso muito , comidas saudáveis faz bem à saúde .
    Como eu poderia fazer com que ele venha começar a experimentar esses alimentos ?

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Não se pode forçar para não criar traumas nele, mas você pode tentar maneiras diferentes de preparo. Como purê, cozido, grelhado, tentar inserir na alimentação de maneiras diferentes ou misturados com algo que ele gosta. Por exemplo, frutas no iogurte ou em algum sorvete. Tenta iniciar sem traumas para ele acostumar. Beijos, Thaíssa.

  4. Nilda Maria Da Silva disse:

    por favor pode mandar um suco para ajudar acabar queimar calorias barriga não consigo emagrecer estou desesperada!!
    Já fui na nutricionista já tentei não consigo principalmente um suco estou com muita barriga OBRIGADA <3 :*