O que é que a banana tem?

10 de novembro de 2014

biomassa de banana verde

A minha nutricionista Bárbara Martins recomendou usar biomassa de banana verde nas minhas preparações, confesso que comprei e fiquei alguns dias para entender a maneira de uso. Como eu sempre falo aqui, sou nutricionista porém não exerço desde 2005, quando me formei. E a minha especialidade é Tecnologia de Alimentos (nem toda nutricionista trabalha fazendo dietas), então gosto de buscar novidades com minhas amigas que estão em atividade. Diante da minha dúvida, pedi para ela preparar um post bem bacana. Vamos conferir?

A biomassa de banana verde é considerada um alimento funcional. É um carboidrato complexo que não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino (responsável pela absorção dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas), por isso é chamada de prebiótico. Seu comportamento é semelhante ao das fibras alimentares que auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. É no intestino que cerca de 80% das células imunológicas se formam, mantê-lo saudável também ajuda no funcionamento do sistema de defesa do corpo e evita o desenvolvimento de doenças. Além disso, a banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a glicose é liberada no sangue gradativamente, mantendo os níveis no sangue controlados, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

Como dito anteriormente, a biomassa é um carboidrato complexo, rico em amido resistente promovendo saciedade igualmente as fibras. Portanto é muito utilizado pela nutrição funcional no emagrecimento.

A biomassa pode ser utilizada para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas.

Benefícios da biomassa de banana verde
– Serve de alimento para as bactérias boas presentes no intestino e melhora suas funções;
– É rica em fibras e promove sensação de saciedade;
– Por ter índice glicêmico baixo, ajuda a controlar a glicemia no sangue, evitando picos de insulina;
– Não tem gosto e pode ser usada em várias receitas;
– É usada em receitas como espessante e ligante: substitui a manteiga e as massas.

biomassabananaverde

O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como:
1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará ser processada novamente.

DICA: Em casa de produtos naturais, você encontra a biomassa de banana verde já processada.

Conclusão, a biomassa de banana verde vai no ponto certo: intestino regulado, glicemia controlada e saciedade rápida. Precisa de mais alguma coisa?

#viagensdatha —- Eu gosto de associar música e arte aos meus posts, o lado atriz sempre aflora quando estou escrevendo e assim que comecei a digitar, me veio a cabeça o filme “Banana da Terra” de 1939 e a música ” O que é que a baiana tem?”. fiz minha livre adaptação para o título. Salve Carmem Miranda! Salve as baianas! Salve a biomassa de banana! 🙂

E aí? Curtiram? Comenta aí (amo quando vocês participam) !

Beijocas,

Thaíssa & Bárbara.

barbaramartins_assinatura

13

  1. Layres disse:

    Poxa que diferente. Nao conhecia essa biomassa e ja achei interessante.
    Posso tambem dar uma sugestao de post Tha?? Fala sobre a gojy berry (n sei se é assim q escreve), em casa minha mae e minha irma comem mas n sei das funçoes e propriedades dela.Bjao Tha!!! 🙂

  2. Karolina Monteiro disse:

    Muito legal! Não tinha ideia desses benefícios. Muito legal esses posts, pra quem quer melhorar os hábitos alimentares !Curti muito! Principalmente porque é algo rápido, com custo muito pequeno e ainda faz super bem! Valeu pelas dicas meninas!

  3. Djamila Dias disse:

    Boa Tha!
    não conhecia antes a Biomassa e vendo o poste achei super legal para quem quer melhorar os hábitos alimentares, e para aquelas pessoas que queiram substituir a farinha por outro produto.
    Amei as digas como sempre