Quem sou eu na internet?

08 de outubro de 2014

personagens da internet

Quando eu criei as minhas redes sociais e o meu Blog, o meu objetivo maior era estar mais próxima de quem curte meu trabalho e as coisas que posto, ter um espaço de troca de conhecimento e energia positiva e principalmente ser de VERDADE. Ser uma “personalidade” acessível e diminuir alguns mitos que envolvem o meio artístico.

Acredito que personalidades públicas, independente do que fazem, assumem uma responsabilidade social quando optam por uma carreira de exposição. Mesmo não buscando isso, acabam se tornando uma referência em vários setores: no que vestem, no que pensam, na maneira como se comportam e assim invadem os sonhos das pessoas que querem atingir aquele padrão, seja qual for.

Um dia eu postei uma frase sobre FELICIDADE no meu Instagram e uma seguidora fiel, comentou: – “Falou tudo Thata, às vezes eu fico me iludindo achando que só os outros são felizes porque tem isso, tem aquilo … ” E eu fiquei com esse comentário martelando na minha cabeça alguns dias. Será que somos de verdade no mundo das redes sociais? Será que estamos vendendo padrões de felicidade que não existem? Claro que ninguém tem que ficar se lamentando e falando de dores, frustrações e coisas íntimas, isso se faz com os amigos e familiares, pessoas que nos conhecem bem e podem nos orientar e aconselhar. Mas vender algo inatingível é muito perigoso, pois não existe felicidade eterna, a vida é feita de altos e baixos, de batalha, superações, vitórias e derrotas, enfim, aprendizados.

Uma das coisas mais tristes da rede social é o “troco likes” e o “sigo de volta” (SDV). Não consigo compreender o sentido de ter alguém te seguindo em troca de atenção e não porque você seja interessante naturalmente. Não entendo os motivos de alguém pedir um elogio para um estranho, que de repente nem te acha “lindo”, “fofo”, “muso”, “gostoso” e tal mas faz isso apenas para receber um elogio de volta. ELOGIOS VAZIOS.

Porque colecionar números virtuais e não amigos de verdade? Aquele que vai te elogiar e também te acarinhar quando precisar. Que estará ao seu lado em todos os momentos. Eu prefiro ter 10 seguidores dos quais eu saiba o nome e a história, que entram no meu Instagram e saibam se estou feliz ou triste, do que 100.000 imaginários. FANTASMAS.

selfie2E isso não acontece só com os anônimos que buscam popularidade. Muitos famosos por aí querem um afago no ego. Quantos em um dia de tristeza ou solidão extrema, de repente com uma vida vazia de amor e verdade, não exibem os músculos para ouvir elogios ou tentam ser engraçados para receber sorrisos e vender uma felicidade que não existe? Será que os elogios são para a pessoa física ou jurídica? De que vale saber que veneram somente a imagem e a fantasia que é vendida na internet e não a essência?

Hoje em dia, as leis para os crime na internet (graças a Deus) estão evoluindo. Pessoas que tem sua intimidade exposta, que são ofendidas, enfim, sofrem com os crimes virtuais, já podem recorrer à justiça.

E quando cometemos crime contra nós mesmos? Tentando ser alguém que não existe? Quem corrigirá essa injustiça?

Bem, ainda não sei se existe fórmula para isso, mas tento sempre seguir meu coração. Procuro ter foco nos meus posts e pensar sempre em todas as conseqüências da mensagem que estou levando e principalmente o retorno que quero daquilo. Se for algo vazio, para preencher, para simplesmente ter um afago no ego, eu não sigo em frente. É um exercício diário. Sou um ser humano como todos que tem os momentos de fraqueza, de solidão, de alegria extrema, carência, enfim, estou viva e sentindo. Porém, tento manter perto de mim e receber só o que é de verdade.

A palavra é verdade, sempre !

mascara2

Bem, reflexão exposta e eu adoraria ter a participação de vocês nos comentários hoje respondendo as duas perguntas abaixo:

Você é de verdade na sua rede social?

De que maneira vocês me enxergam?

Tenham um lindo dia!

Beijocas,

Thaíssa.

19

  1. Juliana disse:

    Olá Tha,
    Te sigo a um tempo no instagram, mas só hoje parei para ler teu blog, e é incrível por sinal. Rede social é algo muito louco né, mas então tudo que eu posto é o que sinto no momento, sou tipo 8 ou 80 sabe, sensações a flor da pele, até um tempo atrás meu IG era bloqueado, somente aquele que eu queria me seguiam, mas decidi desbloquear por um tempo, mas vejo cada coisa, as pessoas implorando elogios é de doer. E não é só isso, tudo as pessoas usam para ganhar dinheiro, é muitao indicação e propaganda que acaba ficando massivo e cansativo, mas contudo isso hoje sou mega fã do instagram, acho rápido e inteligente, diferente do facebook que já está um pouco estressante, virou quase um diário, só faltam escrever, meu querido diário. hihihihi.
    Olha só já desabafei no teu blog, me achando a intima, mas respondendo sua 2 pergunta, te vejo e enxergo uma pessoa alto astral, linda, mega ligada a moda, uso algumas dicas suas, não para fazer desse jeito, façamos de um outro mais fácil, (suas invenções são as melhores) achei super maduro da sua parte quando chegou o fim seu relacionamento, o jeito que você disse a todos que acabou, sem se expor muito, gosto de você atuando e a forma que trata teus fãs, já que algumas vezes você respondendo pelo instagram.
    Beijinho Tha, continue essa pessoa iluminada. 🙂

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Sim, a imagem para pessoa pública é uma fonte de renda. A carreira de ator, por exemplo, é muito instável então ter ganhos é importante, mas também não gosto quando é demasiado e sem verdade, propaganda de coisas que não tem nada a ver com a pessoa, enfim, é escolha de cada um né? Fico feliz com a sua percepção e mais ainda por você se sentir a vontade falando comigo. Essa é a intenção, meu objetivo está sendo cumprido. Quando precisar, estou por aqui, pelo fale comigo respondendo também! Beijocas e volte sempre kkkk Tha.

  2. Emile disse:

    Oi Tha. Vejo a rede social de duas formas: Uma de espalhar coisas boas, e outra de acabar com a vida de alguém, ao espalhar noticias, fotos falsas. Já vi muita gente se ferrar ao ter sua intimidade exposta. Mas como vejo coisas boas também.. ajuda pra quem precisa, correntes de oração, mensagens para quem necessita. Eu posto muita foto do meu dia, do que me faz feliz, minha família, amigos, rotina. Muitas vezes me pego pensando que se tivesse isso ou aquilo seria mais feliz.. mas não! Tenho o suficiente: Saúde. Eu adoro seguir você nas redes.. te vejo autentica, feliz, e REAL.. as pessoas mistificam os artistas. E você é tão leve, tão amiga. Estou sempre por aqui porque a sua vibe bate com a minha. Que sua estrela continue brilhando, assim, poderá iluminar outras vidas.

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Que linda, obrigada pelo carinho Emile. Realmente tem muita gente fazendo mau uso da Internet. Virou uma terra sem ética, sem lei. É muito fácil se esconder atrás de personagens e perfis falsos para desmoralizar, semear o mal como se o anonimato o transformasse em uma pessoa impune. Mas graças a Deus, tudo está mudando e estão surgindo leis que protejam as pessoas de bem. E acredito também no retorno daquilo que vc planta. Temos que fazer a nossa parte! Obrigada por responder. Beijos, Tha.

  3. Priscila Eduarda disse:

    oi,tha td bem me desculpe fique brava com vc porque vc nao respondeu meu email, eu sei que vc e muito ocupada.
    mas continua sua fa ,aprendo muito com a suas dicas ,com suas frases ,eu te vejo uma simpatica ,bom humor, amiga confiavel.

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Oi, querida. Eu respondo todos os emails, às vezes demora, mas respondo. Possívelmente não recebi seu email, envia de novo! Não fique brava sem motivos, tecnologias nem sempre funcionam como queremos. Beijos, Tha.

  4. Lu disse:

    Então Thaissa,
    Acho que na verdade, as pessoas buscam, através das redes sociais, terem aquilo que na realidade nao podem ter. É perigoso sim, mas é um direito sonhar. Além do mais, acho que meio sem querer as pessoas passam a ideia de que estão sempre felizes, por que só postamos fotos em que estamos felizes, não sei se é de caso pensado, entende? Vejo isso com minhas alunas. Quando estão tristes, nem querem ser vistas. Até tem quem poste fotos ou posts sobre dor, tristeza, mas as pessoas se sentem bem mostrando a felicidade. Prefiro acreditar que as pessoas são verdadeiras, mas cá entre nós, através da telinha fica meio dificil ter algumas certezas. E nesse mundo individualista em que vivemos, qq elogio diferente do que o espelho nos dá, é bem vindo.
    Beijos e sucesso.

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      É um ponto de vista, acho bacana a reflexão até mesmo para levantar vários pontos de vista. Acreditar na bondade do ser humano é uma virtude sim e isso é inquestionável. Quando alerto é porque às vezes deixamos de nos olhar e saber o que é real felicidade para viver de mentiras. De falsos elogios e coisas assim. E não é só no meu meio de trabalho, o ser humano é complicado principalmente quando exposto às fraquezas da vida. Obrigada por participar. Beijocas, Tha.

  5. Lídia disse:

    Oi Tha, na minha opinião as redes sociais são muito cruéis num ponto, mas em outro ela nos traz tanta alegria e satisfação. Um dia desses eu e algumas amigas estávamos conversando sobre esse assunto, como que nas redes sociais a vida das pessoas parecem ser tão fáceis, e todos são tão felizes, eu particularmente não acredito nessa perfeição toda, para mim na maioria das vezes é um “mundo de faz de conta”, eu sei que nos simples momentos que passo com meus amigos em lugares não tão glamourosos, me traz mais felicidade e satisfação do que se eu estivesse ostentando alguma situação ou tentando vender uma imagem que não é real. Mas por outro lado tem a parte nobre, e você faz parte da nobreza, Tha você faz tanto caso de nós seus fãs, seguidores, admiradores do seu trabalho da sua pessoa, sua atenção para com a gente é de emocionar, nada alegra mais meu dia do que ver uma foto sua sorrindo, não importa se é em Paris num vestido de gala ou sentada na calçada da sua casa de short e camiseta, o que importa é o seu sorriso sincero que vem da alma. Sua luz contagia todos que te acompanham, e eu te admiro mais ainda porque você nunca tentou passar uma falsa imagem sobre você, por isso minha admiração por você vai além das estrelas. Se hoje eu tenho mais sorrisos pra distribuir do que eu tinha ontem a culpa é sua :). Parabéns o blog tá cada dia mais parecido com você, ele tá cada dia mais divo… Bjkas

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Linda Lídia, você sempre tão carinhosa e presente. Obrigada por compartilhar sua opinião! É isso aí, o importante é transmitir verdade independente de tudo! Feliz de ver você refletindo e com essa força toda! Beijocas, Tha.

  6. Layres disse:

    Tha amo as redes sociais aproxima tanto as pessoas, temos possibilidades de conhecer outras, ter acesso ao mundo na palma da mão, são muitos os pontos positivos, mas os negativos são tb arrasadores. Por ser algo “novo” nesse mundo capitalista, informatizado e que prega a alienação da racionalidade tecnológica, somos bombardeados direta e indiretamente que devemos ter e não ser, e eu vejo que a pessoa tem que ter muito pé no chão para não cair nessa armadilha enlouquecedora e eu acho que é por isso que tem tanto SDV e troco likes porque as pessoas acham que para se sentir bem e especiais precisam de muitos números, mas isso apenas reflete a carência e a falta de amor próprio e autenticidade. A relação em ser de verdade entra no mesmo pensamento em que a pessoa busca sempre demonstrar que tudo na sua vida esta lindo e perfeito e isso é tão cansativo, tão chato e as vezes torna a pessoa desinteressante.
    Mas respondendo a sua questão Tha, posso dizer que aprendi e hoje consigo usar minhas redes sociais de uma forma legal, sendo verdadeiramente eu em cada postagem, sem me preocupar em atrair likes, seguidores, comentários ou sem pensar se é o tipo de atitude que a sociedade deseja que eu exponha.
    Tha eu te enxergo como uma amigona super do bem, simples, humilde, muito pé no chão, batalhadora, carinhosa, que sempre tem uma msg positiva para transmitir em qualquer situação, é acessível, e busca sempre ajudar o outro de alguma forma.
    Com 100% de certeza digo que é por isso que eu me identifico tanto com vc, com o blog, com suas redes sociais, pois além da troca que se tem, sinto que não sou só mais uma na multidão, é como se cada um de nós fosse importante para vc e acho que quando as pessoas são de verdade essa aproximação acontece naturalmente.
    Bjos Tha!!! 😀

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Layres que delícia de comentário, obrigada por deixar sua verdade. Um dos maiores perigos das redes é a reprodução alienada, sem dúvidas. Uma pessoa lança algo, as outras reproduzem, outras começam a discutir, daqui a pouco tem algumas te xingando kkkk quando vc vê o boato vira verdade, julgamento e dor. Existem muitos perigos mesmo. Mas é isso, temos que buscar o bem e o amor, que tudo vai se resolvendo e não deixar de falar sobre essas questões, se olhar sempre ! Obrigada, Beijocas! Tha.

  7. Djamila Dias disse:

    Bela reflexão Tha!
    Eu sou super viciada em redes sociais, pois è a partir delas que eu fico mais perto da minha família e amigos que vivem em Angola, posso até dizer que hoje eu não vivo sem.
    Por outra eu acho super importante ser verdadeira, porque as redes sociais foram criadas também para fazer amigos independente do pais, raça ou cor e quando eu faço amigo è de verdade, amigos esses que quero levar para sempre comigo e sem lealdade não rola…
    Muita gente vive duas vidas:
    Uma que è das redes sociais e outra que è da vida real dela, o que para mim è algo com tempo determinado pois quando se vive com a verdade ela prevalece sempre…
    * quanto a ti, acho que es super interativa com os teu fãs, se importas em dar atenção a todo mundo, não escancaras tua vida nas redes o que è muito legal para preservar tua vida pessoal, acho você super família, focada no que fazes e acima de tudo gente boa… resumindo você è alguém sem comparação, com defeitos e qualidades como qualquer ser humano…

    *Seja sempre você Tha*

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Isso aí! Obrigada pelo comentário e que bom que vc consegue tirar o lado bom das redes sociais estando próxima de quem vc ama. Também tenho pessoas que amo fora do país e isso ajuda muito! Beijos, Tha.

  8. Priscila Eduarda disse:

    Boa noite tha pode deixa acho muito bacana que vc sempre pensa no proximo ,uma maneira de tirar uma duvida isto muito boa pra nois ,acho muito interresante e que voce compartilha a seus momentos bons sem perder sua privacidade .na minha rede social eu sou eu mesmo ,curto o que eu gosto tento no me espor muito.tenho poucos sequidores mas nao importo com isso.e muito melhor ter uma ou duas pessoas verdadeiras do que muitos que detonam com o usuario
    sou feliz isso que importa e vou luta pelos meus sonhos e dos meus pais obrig tha seja sempre assim beijos

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Sim, Priscila, ser feliz de verdade sempre em primeiro lugar. Obrigada pelo carinho, Beijos Tha.

  9. Karolina Monteiro disse:

    Tha, adorei esse texto! Você falou muito bem sobre essa tal ‘felicidade’ que muitas pessoas, inclusive artistas, costumam publicar. Concordo plenamente com você, e prefiro ter pessoas que de fato me importam e se importam comigo tanto ao meu lado, como seguindo nas redes sociais, do que estar cercada de pessoas que não sabem nada sobre mim, só pra ter “números”. Muito válido esse seu post! E respondendo a sua pergunta, posso perceber pelo tempo que acompanho seu trabalho e suas publicações que de fato, você é a simplicidade em pessoa. Continue assim! Bjs

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Que linda, muito obrigada pelo carinho e por estar sempre presente no Blog. Beijocas, Tha.

  10. Nati Rios disse:

    Adorei o post é bem isso mesmo…rs

    Confira um vídeo especial do dias das crianças em nosso blog, um feito de make feito pela nossa pequena Sophia.

    https://blogidfashion.wordpress.com
    Beijooos

  11. Ritchielle disse:

    Oi Tha te sigo no insta já algum tempo. Sempre gostei do seu trabalho na tv, mas gostei mais ainda depois que percebi que além de atriz é uma fashionista. Amo moda e adoro seus looks. Hoje pela primeira vez entrei no seu blog para ver, e adorei os post. Parabéns que vc continue sendo essa pessoa verdadeira e minha admiração só aumentou. Realmente é muito difícil ser totalmente transparente nas redes sociais. Eu não coloco tudo da minha vida, deixo para as redes sociais o meu lado mais feliz. :/ E sobre como eu vejo vc? Totalmente do bem e verdadeira. Bjimho

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Muito obrigada pelo carinho, fico feliz de verdade rs espero que você volte mais vezes …. Beijos, Tha.

  12. Nada disse:

    Oi Tha, pra responder na sua primeira pergunta, eu sou real nas redes sociais. Intento de mostrar a gente quem eu sou. Nos meus redes sociais escrivo en inglês, francês, espanhol, português… pra mostrar o cuanto as culturas das differentes países me gustan também isso me faz descubrir novas pessoas maravilhosas com quem falo muito. Também falo do o que amo como o futebol, música… Pra mim cada pessoa deve mostrar e decir o que quere porque não sirve pra nada de mentir. En que sirve isso de verdade?!
    E pra você, eu vejo uma pessoa sempre atenciosa, amável, com uma felicidade contagiosa e quem tem um lugar pra tudos em seu coração . A parte do ser una linda pessoa que tem um look muito variado e differente (isso faz a beleza do seu look, amo muito eu!), você é uma Mulher com un grande M. Com sua carreira você não tem muitos tempo pra falar com nos mais cada dia intenta escriver-nos algo, nos faz descrubrir o que a vida de uma famosa, nos da conselho da moda, nutrição , da vida e mais. Comigo sempre era incrível já 2 anos e media e si eu sigo acompanhar-lhe é antes tudo pra o amor que me da! Era sua fã , sou sua fã e sere sua fã (SEMPRE) AMO MUITO MUITO MUITO VOCE 🙂 :*
    Desejo-lhe tudo o amor, paz e alegria do mundo, que Deus segue abençoado você e que segue ajudando-lhe pra fazer de seus otros sonhos una realidade!

    Beijos, Nada (@onlynadou)

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Que mensagem mais carinhosa Nada e seu português está cada dia melhor. Muito feliz com seu carinho e espero que nossa amizade, mesmo que virtual, dure muitos anos e quem sabe um dia nos conhecemos? Um grande beijo, Thaíssa.