Ser ou não ser ator?

28 de abril de 2014

         teatro2

Eis a questão!

A maior dificuldade para os que sonham em brilhar nas telinhas, sem dúvidas é como começar. Digo por experiência própria. Uma carreira que envolve tantos rótulos, preconceitos e instabilidade, as oportunidades parecem inacessíveis gerando medo e inseguranças. Mas como conquistar esse sonho? Não existe uma fórmula mágica e sim uma conjunção de fatores: talento, vocação, determinação e sorte.

Vou compartilhar com vocês hoje um pouco da minha experiência. As oportunidades que consegui, parte aprendi a buscar com a generosidade de amigos e outras seguindo minha intuição. Nunca a abandone. Além disso, devo muito ao alicerce da minha família que sempre me deu apoio e estimulou, respeitando o meu sonho.

         . ESTUDAR: nasceu com talento? Vamos colocar a vocação em prática. Se você realmente ama, terá prazer em estudar e aprender cada dia mais. Um ator dá vida a outras pessoas, outras histórias, outros seres. Existe uma infinidade de pessoas no mundo, logo nunca estaremos 100% prontos. Se inspire, observe muito. A observação é uma das maiores ferramentas do ator. Busque cursos diferentes. Aprenda técnicas. Se livre de preconceitos. Cuide da sua voz. Assim, quando a oportunidade aparecer, seja qual for, você vai poder aproveitar ao máximo. Não existe papel pequeno e sim papel mal feito.

         . DETERMINAÇÃO: Aprenda a receber um não. Na profissão de ator você é testado a todo momento. Com certeza receberá mais não que sim e isso é absolutamente normal. Não significa que você não seja capaz ou não tenha talento. Às vezes é só uma questão de perfil. Siga lutando e confie em você.

         .MATERIAL DE TRABALHO: É a apresentação do ator para os produtores e diretores. Tenha sempre em dia. Escolha um bom texto, que combine com o seu perfil de trabalho e faça um DVD ou faça um canal de vídeos (bem prático para enviar o link por email). Faça sem muita produção e maquiagem, uma roupa básica (exceto para esquetes de humor que precise de caracterização). O que vale é você e o seu trabalho. O mesmo serve para o seu material fotográfico. O registro profissional é obrigatório para trabalhar. Entre em contato com o sindicato dos atores da sua cidade ou mais próximo e veja o que é necessário para conseguir.

         .FONTE DE RENDA: Busque uma fonte de renda. A carreira de ator é muito instável até mesmo para quem já chegou lá. Ter uma outra profissão ou trabalho, ajuda muito. Eu já tive muitos amigos talentosos que desistiram pois precisavam se sustentar. Não faça loucuras de sair da sua cidade sem pensar nisso. O custo de vida no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estão as maiores emissoras, é muito alto. Sou formada em Nutrição e isso me deu segurança para não desistir, pois sabia que se nada desse certo, tinha outro caminho. Além disso, trabalhei anos como atriz de comerciais e eventos e tive/tenho um suporte dos meus pais.

         .TRABALHE: produza, busque oportunidades em todas as áreas. Hoje em dia a internet amplia isso. Veja o sucesso do Porta dos Fundos. Um texto bacana e uma boa atuação pode chamar atenção dos produtores. Faça teatro, se inscreva em concursos. Procure o Departamento de Recursos Artísticos das emissoras para se cadastrar no banco de atores. É através dos cadastros que somos chamados para testes. Busque os produtores de cinema e teatro da sua região. Estar em uma agência confiável ajuda muito também a abrir portas. Se mova! Corra na frente pelos seus sonhos.

Espero ter ajudado aos que sonham em seguir a carreira de ator. Não importa o que queiram ou o quão difícil seja, se fizer algo com amor, terão força para chegar em qualquer lugar.

Boa sorte !

E para sugestões, perguntas e tal, já sabem: FALE COMIGO.

Beijocas,

Thaíssa

12

  1. Ka Kerber disse:

    Thathá, Sucesso você já é… Que esse Blog seja a concretização de tudo que você conquistou até agora com muito trabalho e dedicação!!
    Está tudo muito lindo, a sua cara!! Rs…
    Estarei sempre por aqui acompanhando!!!
    Um beijo grandão da Ka!!!!

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Obrigada Karina!!!!!! Sua fofa! Beijocas, Thaíssa.

  2. Layres disse:

    Thaíssa tô lendo tudo e assimilando as informações aos pouquinhos. Mas tá uma delícia ler seu blog e especificamente sobre esse post achei mega interessante, acho que nunca vi nem ouvi alguém falar e explicar detalhadamente o que uma pessoa precisa fazer para ser ator ou atriz. Acho que vai ajudar e orientar muuuuuita gente. Pode ter certeza que sempre estarei por aqui. Bjos :)

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Ah, que linda! obrigada! Essa semana o Blog está bem abastecido, não vou por muita coisa para dar tempo de todos lerem! Pensei que ficaria mais interessante começar com conteúdos variados,ne? Para todos os gostos!
      Beijocas!
      Thaíssa

  3. Jorge Araújo disse:

    Estou muito feliz, de degrau em degrau está consolidando sua profissão .Papi.

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Obrigada Papi! Lov u! Beijocas, Thata

  4. Jaqueline disse:

    Amei tá lindo sou sua fã te admiro muito (DEUS É FIEL SEMPRE VOCÊ MERECE)

  5. @fc_thaicarvalho disse:

    Idolaaa estou super amando tudo !! Notam mil pra você minha linda está de parabéns pela dedicação sempre ! Te Amo minha linda ❤️

  6. @fc_thaicarvalho disse:

    Idola estou super amando nota mil !! Vou começar a publicar tudo no meu fc !! Parabéns pela dedicação !!

  7. Karla Beatryz disse:

    Que delícia estar sendo ler o seu blog, vice super acertou em misturar os assuntos porque assim não fica chato.
    E ler esse post agr com certeza me fez ententender um pouco mas sobre a área que estou muito querendo seguir.
    Beijãoo
    Lindo o seu trabalho.

  8. Patricia Tayse disse:

    Tha, estou amando teu blog, ta muito perfeito, estou sempre aqui!! Amei esse poster, pois sonho em ser atriz, inspirada na Bruna Marquezine, começo fazer teatro agora em julho e amei muito, já me ajuda a fazer tudo certinho.. Tenho apenas 15 aninhos, beijoos flor!

  9. Aline Lopes disse:

    Tha, foi um post ótimo!! Eu gostaria de te perguntar se você tem algum site, ou blog, com textos… porque eu tenho bastante dificuldade de achar! Obg, e mil vezes parabéns!! sz

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Oi, eu não conheço mas posso pesquisar algo e montar um post orientando. Os textos tem que ser de acordo com seu perfil físico e idade, com uma linguagem atual e condizente com seu perfil, bem informal. Geralmente gravamos monólogo de temas variados, por exemplo, para um adolescente: um conflito com os pais, um término de namoro se vc tiver uma veia mais dramática, contando uma história engraçada, um mico se vc for mais cômica. Vc pode experimentar escrever, fica bem particular e natural!
      Beijocas,
      Thaíssa

  10. Juliana Luna disse:

    Thaa seu blog ta demais é muito bom ter suas orientações, mas como faço para chegar ao departamento de recursos artísticos das emissoras?? o que posso fazer para ir para a tv pois só o teatro não é tudo o que mais posso fazer ?? beijaao linda

  11. Maria Paula disse:

    Olá Thaíssa, sempre venho acompanhando seu trabalho e admiro muito você! Minha vontade de ser atriz ”nasceu” quando eu tinha 9 anos, quando estava assistindo uma peça infantil ( nem me interessava na época por novelas e etc) Minha mãe não tem condição de pagar um curso ainda, moro em Salvador – BA o único curso de teatro que tem de graça só se entra a partir de 18 anos (tenho 15)o que devo fazer? como posso saber se tenho talento para explorar? Grande bjo!

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Geralmente menores não precisam ser profissionais para trabalhar. A maneira é você tentar alguma agência da sua cidade, que trabalhe com comerciais e testes para atores. Fazer algumas fotos. Não precisa ser nada luxuoso. Você é jovem, uma foto sorrindo com camisa básica e jeans está perfeito. Atores não precisam de muita produção. Pode ser um caminho. Beijos e boa sorte. Tha.

  12. Rayssa Nunes disse:

    Thaíssa tô lendo tudo. tá sendo tão legal ler seu blog .Esse post achei mega interessante , acho que nunca vi nem ouvi alguém falar e explicar detalhadamente o que uma pessoa precisa fazer para ser ator ou atriz.Meu sonho é ser atriz! Beijo.

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Que bom que gostou Rayssa, fico feliz! Beijos, Tha.

  13. Lívia Neves disse:

    Olá Thaissa… Obg pelas dicas… Eu tenho 15 anos e meu maior desejo é ser atriz… Dêsde pequena gosto muito de novelas mexicanas e isso me despertou um lado artístico… Sofri muito quando menor por conta da minha aparência física, e acho que o lado da dança e da atuação me ajudou a superar tudo isso… Quero ser uma grande atriz passar minha história para outros garotos e gatas que sofrem Ou sofreram como eu… Sinto que atuando posso ser eu mesma sem me preocupar com o que os outros vão dizer…
    Bjs ótimo trabalho…
    Obg pelas dicas…

  14. Gabriela Martzine disse:

    Thaissa ! voce esta de parabens . sempre ajudando todos e com o seu jeito encantador . Eu tenho um grande e real sonho que é ser Atriz . estou pesquisando muitos cursos onlines , videos onde possam me ajudar , e monologos . mas é muito dificil achar tudo isso em algum lugar da internet . ja procurei muito um bom monologo para fazer videobooks, videos , e videos para publicar um algum canal . mas eu procuro , e procuro mesmo. mas nao acha um Bom monologo . todos que eu acho sao repetidos ou nao tem nada haver com um monologo . entao voce pode me ajudar com isso ? por favor . e sobre um site ou algo do tipo para estudar pela internet . voce tem sugestoes para me dar sobre isso ? algum site que possa me ajudar muito ? algum livro otimo para min? voce pode estar pensado que eu nao procurei realmente na internet. mas procurei sim , mas é dificil achar algo sobre carreira de atriz na internet , como voce disse , tem sim coisas na internet para atores e atrizes , mas nao é tao bom oque se tem . Beijos Thaissa

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Olha, muito tempo que não pesquiso textos, mas uma idéia bacana é você olhar textos de personagens que tenham a ver com seu perfil. Um exemplo, se você é adolescente, pega uma cena da Malhação, onde a atriz tenha bastante texto e adapte para um monólogo. Na Globo.com você conseguirá ver muitas cenas. Um desabafo, uma declaração, uma cena que conte alguma história … Se souber de algum lugar para buscar te aviso.
      Beijocas, Tha.

  15. Marianne disse:

    Gostaria de indicações de onde fazer video-book no Rio de Janeiro.
    Sucesso e obrigada
    Marianne

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Olha, Mari. Tem muitos anos que não faço, mas posso pesquisar. Se for só editar cenas, é simples para gravar tem que ver alguma produtora. Beijos, Tha.

  16. Gabriela Martzine disse:

    Muito obrigada Tha , tem algum tempo que eu entro no Gshow.com , ,mais ou menos uns 10 meses e ja tinha pensado nisso mas não sabia se daria certo e voce me deu mais algumas dicas , muito obrigado, e sim o site é muito maravilhoso! sucesso , realizações , alegria e muito muito amor! Beijos ♥

  17. Leila Honorio disse:

    Amei cada cantinho desse blog. Bjus @mylifethaissa