Olheiras: como cuidar?

24 de novembro de 2014

olheiras_ilustracao

As temidas olheiras são uma queixa bem frequente no consultório. Algumas vezes constitucionais, genéticas, outras vezes decorrentes de alguns hábitos como tabagismo, noites mal dormidas, má alimentação e exposição solar.

As olheiras podem ser vasculares, em geral mais frequente em pessoas de pele clara, quando vemos a pigmentação arroxeada dos vasos por transparência. Também podem ser pigmentares, em geral em pessoas de pele mais morena, e são caracterizadas por uma pigmentação escura e pode, inclusive, acometer a pálpebra superior. Há casos ainda em que temos os dois tipos associados.

Para o tratamento de olheiras existe o laser fracionado, como Fraxel e Elektra, para melhorar o aspecto vascular e pigmentar.

As olheiras também podem ser mais pronunciadas por causa da perda de gordura na pálpebra inferior, ou mesmo olhos fundos, causando uma leve depressão que ainda piora o escurecimento por causa do efeito de sombra. Nesses casos o tratamento é feito com a aplicação de ácido hialurônico no local. A presença do produto afasta a pele dos vasos, diminuindo o aspecto escuro e também estimula o colágeno na área, melhorando a qualidade da pele.

Compressas geladas aliviam bastante, além de chá de camomila gelado, com ação anti-inflamatória para aliviar os sintomas. O efeito não perdura, mas vale para melhorar o aspecto para um evento ou festa.

Quando o problema são as noites mal dormidas, o ideal é criar hábitos como dormir com a luz apagada para a liberação de hormônios como a melatonina, que regula o sono e procurar ter noites bem dormidas regularmente. Caso acorde várias vezes à noite, procure um especialista.

Alguns cremes tópicos ajudam no aspecto da olheira, hidratam o tecido, melhoram a circulação local e também têm efeito iluminador.

Procure um dermatologista, que irá lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Beijocas,

Thaíssa  & Daniela.

dradaniela_assinaturapost

12

  1. Ana Karolina Monteiro da Silva Campelo disse:

    Não sou de ter olheiras c freqüência não, mas as vezes elas aparecem ne? Adorei o cha de camomila gelado! Super pratico, mesmo sabendo que os efeitos n perduram. Vale p diminuir esse aspecto cansado.

  2. Layres disse:

    Eu ja testei a agua com gelo, e o cha de camomila e atenuou bem as olheiras. Outra opção para quem não tem uma graninha para investir nos tratamentos estéticos, a pessoa pode utilizar corretivos proprios para cobrir as olheiras. Vale a pena testar e escolher o que se adequa à sua pele. Bjos Tha!!! :)

  3. Lídia disse:

    Essas danadas ao minhas companheiras fiéis e indesejadas, não por causa de baladas mas por poucas horas de sono (não que eu queira) mas trabalhar e estudar não é fácil, e nas semanas de prova costumo dormir em média 2 a 3 horas por noite, porque é o único horário que tenho para estudar, mas quando olho minhas notas no final de cada etapa até sinto um pouquinho de orgulho delas bem pouquinho rsrsrsrs, mas é bom saber que tem como suavizar las caso surja uma festa. Um cha gelado de camomila e uma boa base. Bjkas

  4. Thaíssa Carvalho disse:

    Layres, depois quero fazer um post só sobre maquiagem para cobrir imperfeições e olheiras, não coloquei junto porque ficaria muito longo! Obrigada!

  5. Ramatla Raniele disse:

    Filhota

  6. beatriz araujo (brumarquezin_diva) disse:

    Filhota hahahahaha

  7. beatriz araujo (brumarquezin_diva) disse:

    Filhota

  8. Dayane Rodrigues disse:

    Filhota

  9. Gisele Domingues Destro disse:

    FILHOTA.
    HAHAHA MUITO BOM ESSE SEU APELIDO
    BJSS

  10. Gisele Destro2 disse:

    Filhota

  11. Beatriz Rodrigues Alves lelis disse:

    O apelido é: FILHOTA