Receitas da Tha

25 de setembro de 2014

Hoje é dia de receita funcional, afinal não podemos viver de “gordices”, não é? A minha amiga nutricionista Bárbara Martins, que vocês já conhecem aqui de alguns posts, também está cuidando da minha alimentação e me passando receitas deliciosas e saudáveis que vou compartilhando com vocês (#projetobarrigachapada). Sim, eu sou nutricionista mas não estudo  profissionalmente fazem muitos anos, além disso, eu queria a área de Tecnologia de Alimentos (nutricionista atua em muitos campos e não só dietas) e dietética não era o foco dos meus estudos, por isso acho bacana buscar uma profissional que está no mercado, atualizada com tudo que está acontecendo, para me orientar.

img_emp_palmito

A receita de hoje é EMPADÃO DE GRÃO DE BICO FUNCIONAL com recheio de palmito (yumi, adoro!).

Sem glúten, sem lactose e pode ser consumido por vegetarianos (homenagem para minha amiga e assessora Ilana Herzberg e aos seguidores que me pediram no Instagram).

Uma receita saudável e saborosa. Abusem dos temperos naturais, já falamos isso em um post sobre Fitoterapia e Nutrição, quem quiser, só conferir AQUI.

INGREDIENTES:

500 g de palmito fresco

500 g de grão – de – bico

Cheiro – Verde picado

Molho de tomate caseiro

Sal a gosto (atente para a quantidade)

Alho (eu gosto muito, usei 06 dentes)

03 colheres de sopa de azeite extravirgem

MODO DE PREPARO:

Deixe o grão-de-bico de molho por duas horas. Depois, cozinhe com um pouco de sal até ficar macio. Escorra e amasse. Eu retiro as cascas (acho divertido, tipo estourar plástico bolha) mas se você tiver um triturador potente que as deixem bem pequenas não vai incomodar. Bata o grão-de-bico no liqüidificador com um pouco de azeite e a metade do alho. Forre uma vasilha refratária com a metade da massa, deixando a outra parte para cobrir o empadão.

Faça um refogado com azeite e alho restante. Coloque o palmito picado e o cheiro-verde, tempere com sal e cozinhe até o palmito ficar macio. Acrescente o molho de tomate. Recheie o empadão e cubra com o restante da massa de grão – de – bico. Pincele com azeite e leve ao forno  médio pré-aquecido por uns 30 minutos ou até dourar.

DICA: Reforçando, os temperos naturais são o grande diferencial das receitas funcionais. Agregam sabor com saúde. Caprichem no recheio. Eu fiz uma variação, substituindo o molho de tomate por creme de milho light. Só bater o milho e acrescentar duas colheres de requeijão light.

Bom apetite!

Espero que gostem  :)

Beijos,

Thaíssa.

9

  1. Layres disse:

    Eu nunca dei uma chance pro grão de bico na minha vida rsrs. Acho que essa receita é uma boa oportunidade para eu experimentá-lo. Vou testar em breve e ai posto no insta. Por isso que gosto daqui sempre posso aprender algo novo. Beijos Tha!!! 😉

    1. Thaíssa Carvalho disse:

      Minha nutri disse que fez para o namorido e não contou o que era, ele odeia grão-de-bico e amou kkkkkkk nem percebeu kkkkk beijos thaíssa

  2. Bruna Nunes Palarini disse:

    Parece ser muito bom o empadão,também vou testar(Ansiosa)Beijos!!!:)

  3. Daniela disse:

    Parabéns Thaissa pelo blog estou adorando as dicas.
    E essa receita ta com uma cara ótima.